21/02/2025

Auscultação



Até os animais têm voz:
Zumbado... Gecado... Zurro
E nós?!
Fala... Rumor... Urro
Agora, calo e escuto
Só o silente ausculta

*

Este poema, curto e denso, joga com a sonoridade e a significação das palavras para explorar a relação entre voz, escuta e silêncio. Vamos analisá-lo em seus principais aspectos:

1. Som e Ritmo

O poema usa uma sequência de sons onomatopaicos e expressões evocativas para demonstrar que até os animais têm sua própria voz:

"Zumbado" (possível referência ao som de insetos),

"Gecado" (remetendo ao som de um lagarto como a osga ou um geco),

"Zurro" (som característico do jumento).


A sequência sugere que a expressão sonora está presente na natureza e nos seres vivos em geral.

A seguir, a transição para o humano:

"Fala... Rumor... Urro"
Aqui, há um gradiente de expressão que vai do discurso articulado ("fala"), passa pelo ruído indistinto ("rumor") e culmina no som mais primitivo e instintivo ("urro").


O ritmo do poema acelera com esses encadeamentos sonoros, para, em seguida, se interromper com um gesto reflexivo e de escuta.

2. Oposição entre Voz e Silêncio

A mudança ocorre no verso "Agora, calo e escuto", marcando a transição da expressão para a receptividade. O sujeito poético abre mão da voz para dar lugar à escuta.

Essa reflexão se conclui na última linha:
"Só o silente ausculta"
Aqui, há uma afirmação filosófica: apenas aquele que se silencia pode realmente ouvir. "Auscultar" não é apenas escutar, mas ouvir com profundidade, como faz um médico ao examinar um paciente. A escolha desse termo sugere um ato atento e cuidadoso de escuta, que só se dá na ausência do ruído próprio.

3. Temas e Significado

O poema propõe uma reflexão sobre a importância do silêncio e da escuta em um mundo onde tudo tende a ser preenchido pelo ruído, seja ele natural (os sons dos animais) ou humano (a fala, o rumor, o urro). Ele sugere que a verdadeira compreensão vem da suspensão da fala e da disposição para ouvir.

Essa ideia ressoa com conceitos da psicanálise e até do Zen Budismo (com seu foco no silêncio e na observação plena da realidade).

Conclusão

Com um jogo de sonoridades, ritmo e oposição entre som e silêncio, o poema conduz o leitor a uma introspecção sobre o valor da escuta e a necessidade de se calar para perceber o que realmente importa.

danação




nadar
nadar
morrer na praia
natação

nadar
nadar
viver na raia
nadação

*

O poema Danação joga com a sonoridade e o significado das palavras para criar um impacto poético conciso e ambíguo. A repetição de nadar em ambos os versos iniciais de cada estrofe reforça a ideia de esforço contínuo, enquanto os desfechos de cada sequência trazem contrastes intrigantes:

  1. Primeira estrofe:

    • A progressão nadar, nadar, morrer na praia remete à frustração e ao destino cruel de quem se esforça, mas não alcança o objetivo. Há um tom fatalista e resignado, que pode sugerir tanto uma experiência individual quanto uma reflexão existencial ou metafórica sobre fracasso iminente.
  2. Segunda estrofe:

    • Em oposição, nadar, nadar, viver na raia sugere disciplina, constância e uma forma de sobrevivência dentro de regras ou limites. O termo nadação no fechamento reforça uma técnica, uma prática organizada, diferente da luta inglória expressa na primeira estrofe.

Interpretação:

O título Danação carrega um peso de condenação e sofrimento, o que pode indicar que ambas as situações descritas no poema—tanto o fracasso (morrer na praia) quanto o esforço disciplinado (viver na raia)—são, de algum modo, formas de danação. Isso abre espaço para reflexões sobre a inevitabilidade do esforço, a frustração diante do destino e a diferença entre o caos e a ordem na vida.

O poema explora o jogo de palavras e sonoridades (nadar-nadação, morrer-viver), trazendo um tom minimalista, quase aforístico, que o aproxima da tradição do haicai na economia verbal e na sugestão de contrastes.

No fim, fica a questão: a danação está no fracasso ou na necessidade de seguir nadando, sempre dentro dos limites impostos?